Tópico I - Navegando pela Internet - Sensações
A BUSCA
A sensação que tenho ao navegar por
hipertexto é de estar em um mundo sem fronteiras, onde cada vez mais que se
clica em um link e o lemos mais estamos diante de portas abertas ao
conhecimento.
Tópico II - Conceituando Hipertexto
"Hipertexto é um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto". http://edutec.net/Textos/Self/hypertxt/exhipert.htm
Tópico III - Hiperdocumento - Blog/Portfólio
OS BLOGS SÃO UMA EXCELENTE FERRAMENTA DE TRABALHO E PODEM TORNAR AS
AULAS MAIS ATRATIVAS E PRODUTIVAS. PARA SUZANA GUTIERREZ, PESQUISADORA DO
NÚCLEO DE ESTUDOS, EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS EM TRABALHO, MOVIMENTOS SOCIAIS E
EDUCAÇÃO (TRAMSE), DA UFRS, O INTERESSANTE É QUE OS BLOGS PERMITEM QUE OS
PARTICIPANTES PRODUZAM TEXTOS E EXERÇAM O PENSAMENTO CRÍTICO, RETOMANDO E
REINTERPRETANDO CONCEITOS E PRÁTICAS. "OS WEBLOGS ABREM ESPAÇO PARA A
CONSOLIDAÇÃO DE NOVOS PAPÉIS PARA ALUNOS E PROFESSORES NO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM, COM UMA ATUAÇÃO MENOS DIRETIVA DESTES E MAIS PARTICIPANTE
DE TODOS." ELA LEMBRA QUE OS BLOGS REGISTRAM A CONCEPÇÃO DO PROJETO E OS
DETALHES DE TODAS AS SUAS FASES, O QUE INCENTIVA E FACILITA OS TRABALHOS
INTERDISCIPLINARES E TRANSDISCIPLINARES. "PODE-SE ASSIM, DAR ALTERNATIVAS
INTERATIVAS E SUPORTE A PROJETOS QUE ENVOLVAM A ESCOLA E ATÉ FAMÍLIAS E
COMUNIDADE."
Nenhum comentário:
Postar um comentário