quarta-feira, 17 de outubro de 2012



Tópico I - Navegando pela Internet - Sensações

A  BUSCA
A sensação que tenho ao navegar por hipertexto é de estar em um mundo sem fronteiras, onde cada vez mais que se clica em um  link  e o lemos mais estamos diante de portas abertas ao conhecimento.

Tópico II - Conceituando Hipertexto

"Hipertexto é um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto". http://edutec.net/Textos/Self/hypertxt/exhipert.htm

 

Tópico III - Hiperdocumento - Blog/Portfólio

 

OS BLOGS SÃO UMA EXCELENTE FERRAMENTA DE TRABALHO E PODEM TORNAR AS AULAS MAIS ATRATIVAS E PRODUTIVAS. PARA SUZANA GUTIERREZ, PESQUISADORA DO NÚCLEO DE ESTUDOS, EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS EM TRABALHO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO (TRAMSE), DA UFRS, O INTERESSANTE É QUE OS BLOGS PERMITEM QUE OS PARTICIPANTES PRODUZAM TEXTOS E EXERÇAM O PENSAMENTO CRÍTICO, RETOMANDO E REINTERPRETANDO CONCEITOS E PRÁTICAS. "OS WEBLOGS ABREM ESPAÇO PARA A CONSOLIDAÇÃO DE NOVOS PAPÉIS PARA ALUNOS E PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COM UMA ATUAÇÃO MENOS DIRETIVA DESTES E MAIS PARTICIPANTE DE TODOS." ELA LEMBRA QUE OS BLOGS REGISTRAM A CONCEPÇÃO DO PROJETO E OS DETALHES DE TODAS AS SUAS FASES, O QUE INCENTIVA E FACILITA OS TRABALHOS INTERDISCIPLINARES E TRANSDISCIPLINARES. "PODE-SE ASSIM, DAR ALTERNATIVAS INTERATIVAS E SUPORTE A PROJETOS QUE ENVOLVAM A ESCOLA E ATÉ FAMÍLIAS E COMUNIDADE."

Nenhum comentário:

Postar um comentário